Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Pais e Educadores

:

detalhe

Pais e Educadores
  • A-
  • A
  • A+
PAIS E EDUCADORES
AS MÁS COMPANHIAS...

Por vezes pode não apreciar algumas das companhias do seu filho, porque: o João tem tatuagens, o Luís tem piercings, a Joana é muito namoradeira, o Carlos já fuma ou a Vanessa passa a vida a fazer festas lá em casa porque os pais não lhe dão atenção...

Antes de criticar e fazer juízos de valor sobre as companhias do seu filho será importante procurar conhecer os seus amigos, ouvir as suas histórias de vida, as suas opiniões sobre a escola, as drogas, a família, etc. Sem deixar de dar a sua visão, é importante respeitar opiniões que podem ser diferentes da sua.

As proibições e críticas inflexíveis e negativas poderão ter um efeito contrário, levando o adolescente a ter comportamentos de desafio e provocação. É importante que os pais aceitem a necessidade de independência e autonomia que os adolescentes vivem nesta fase, seja apoiando e orientando as suas iniciativas, seja criando espaço para que expressem os seus valores e opiniões e escolham as suas amizades. Contudo, não se deve confundir compreensão com permissividade. Os adolescentes necessitam de pais com convicções firmes - isso constituirá um ponto de partida para que consigam estabelecer os seus próprios limites.

Voltar